Wednesday, July 17, 2013

Imobilidade urbana


O Brasil ainda é carente de trens e de metrôs, não há um projeto sério de mobilidade urbana. Só se pensa em carros, caminhões, ônibus.

Nós vimos que nos últimos anos, o governo brasileiro se desdobrou para dar lucros às mondadoras de automóveis, que enviaram os seus exuberantes lucros para o exterior. Vos lembro que não foi só a ascensão social que impulsionou as vendas de carro no país, mas as revogações e reduções de impostos, como o IPI. 

Isso é bem visto pelas mondadoras que em troca dizem que assim podem vender mais e manter os empregos dos operários, mas basta o governo mencionar o fim das reduções fiscais, para que as fábricas ameacem o governo com demissões em massa de operários. Vemos aí uma extorsão asquerosa por parte das multinacionais que usam pais de família brasileiros como reféns.

Não tenhas dúvida de que na sede alemã da montadora que mais vende no Brasil, eles não titubearão em demitir funcionários brasileiros primeiro ao invés de funcionários alemães; isso já ocorre no Brasil por parte de um grande banco espanhol, que demite funcionários brasileiros (mesmo o Brasil dando lucros), mas mantém os empregados da Espanha (que opera no vermelho). 

Os problemas no trânsito das cidades brasileiras são raramente vistos nos Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, Itália, França e Alemanha, sedes das empresas que mais vendem automóveis no Brasil. 

O problema é que no país se vive um caos urbano, e entre poluição, violência, favelização, etc. podemos destacar os congestionamentos nas grandes cidades, prova cabal da falta de mobilidade urbana. Esse problema urbano é 100% do Brasil, mas os lucros das vendas de automóveis são majoritariamente dos países sedes das montadoras. Eles ficam com o bônus, nós ficamos com o ônus.

O governo promoveu mobilidade social, agora precisa urgentemente promover a mobilidade urbana.

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